sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vencedor da promoção de natal

Oi pessoal, sei que vocês estavam curiosos para saber quem iria ganhar a promoção de natal, mas agora saiu o resultado. Foi uma escolha difícil, os leitores escreveram coisas bem legais, mas eu só podia escolher um e o vencedor foi David Andrade!!! Sua frase foi realmente a mais interessante e por isso ele vai ganhar o livro A Era dos Dragões e o reino de Ágora.
Um super abraço a todos os que participaram e em 2013 teremos mais promoções legais aqui no blog, então aguardadem. Aproveito para desejar a todos um feliz natal, que Papai Noel traga bastante livros e muita literatura nacional para vocês e um ano novo repleto de livros, contos, poesias, aventura e outros gêneros literários legais!!!!
Um abraço a todos!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O maior ensinamento

Certo dia um pescador foi morar em uma aldeia onde as pessoas eram muito pobres e passavam fome. O pescador ficou muito comovido pela situação daquelas pessoas e por isso disse que daquele dia em diante iria ajudá-las de alguma forma. Esse pescador prometeu que todos os peixes que pescasse daria para o povo poder se alimentar e foi assim que ele procedeu. Durante muitos anos as pessoas da aldeia foram alimentadas pelo pescador, que se tornou muito conhecido e amigo de todos. Logo o povo, que antes era magro e desnutrido, começou a ficar forte e saudável.
Todos os dias o pescador ia pescar e após ele vinha uma multidão de pessoas com seus cestos para que fossem colocados seu alimento do dia, e o pescador assim o fazia, alimentando centenas de pessoas.
Certo dia, um outro pescador, um homem jovem, veio morar na aldeia também. Ele conhecera o velho pescador e sabia de sua fama. Um dia ele foi falar com o velho pescador e perguntou-lhe o porquê ele agia daquela forma.
Ora, o velho pescador lhe disse que seu ato de misericórdia lhe fazia bem e que ajudar o próximo era algo importante a ser feito.
- Mas o senhor não viverá para sempre! Como essa gente vai se alimentar depois que o senhor morrer? - perguntou o jovem pescador.
- Eu não sei, mas enquanto eu viver, vou servir meu próximo! - respondia o velho pescador.
Passaram-se alguns meses e o velho pescador faleceu e isso foi motivo de grande tristeza e preocupação entre os moradores daquela aldeia.
Um dia, algumas pessoas do vilarejo se aproximaram do jovem pescador e pediram-lhe que pescasse alguns peixes para eles alimentarem suas famílias.
O jovem pescador, cheio de vontade de ajudar, respondeu-lhes:
- Vou ensinar-lhes a pescar, assim, se um dia eu partir vocês não irão mais passar fome, porque saberão como conseguir seu próprio sustento.
Ao ouvirem essas palavras, os moradores da aldeia foram se retirando um a um e voltando para suas casas, deixando o jovem pescador sozinho.
Vendo que o povo não estava disposto a trabalhar pelo seu sustento, mas estava interessado que lhe desse o alimento nas mãos, o jovem pescador pensou consigo mesmo:
- O povo foi acostumado a receber o alimento facilmente  nas mãos por muito tempo sem o mínimo de esforço. Creio que se eles tivessem sido ensinados desde o começo a trabalhar pelo seu sustento, hoje seriam mais prósperos. Na verdade não devemos dar o peixe nas mãos da pessoa, mas devemos ensiná-la como pescar e aí ela será autosuficiente.
O povo voltou para seus lares e continuou passando fome como faziam antes do velho pescador chegar na aldeia.
Moral: Não dê as coisas, mas ensine como consegui-las.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

País do Futuro?

Dizem que o Brasil é o país do futuro, mas essa história eu ouço desde que nasci e por certo isso ainda está muito longe de acontecer. A verdade é que o Brasil será sim o país do futuro, possivelmente em um futuro um pouco mais distante, talvez em 2070 ou 2080 isso possa se concretizar, isso se o mundo não for destruído pela humanidade antes, porque infelizmente essa sociedade suga os recursos naturais do planeta de maneira totalmente iconsciente e irracional que talvez nossos bisnetos só saberão o que foi uma floresta pelos livros de história. Bem, mas isso é um assunto para falarmos depois, vamos voltar ao assunto Brasil. Vejamos o motivo pela qual o país não é do futuro próximo, mas de um futuro bem distante....
Nosso país, diga-se de passagem, é belo e abençoado com uma terra rica, onde tudo o que se planta nasce. Temos o privilégio de ter várias estações do ano em um único dia. Quem nunca saiu de casa todo encasacado, no meio do dia quase morreu de calor e sentiu gelar a noite? Fora as chuvas torrenciais que desfrutamos das épocas quentes.Um lindo país tropical, sol, calor e mar praticamente o ano todo.
Temos clima e paisagem para todos os gostos. Música, comida e costumes para agradar a todos. Mas por que o Brasil ainda dá seus passos pequenos e tímidos e não consegue chegar aos pés das grandes potências?
A resposta parece difícil, no entanto até uma criança saberia responder. A verdade nua e crua é que o Brasil se contenta com o pouco. E quando eu falo o Brasil, não falo somente do governo, mas também do povo.
Em países de primeiro mundo, o ensino público é de qualidade. A criança vai para a escola para ter aulas de verdade e não para fingir que estuda. É direito da criança ter um ensino que vai qualificá-la mais tarde a cursar uma faculdade e prepará-la para o competitivo mercado de trabalho. No Brasil as escolas públicas fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem. Se os pais tem um pouco mais de condições, pagam muito para ver seus filhos em escolas decentes, com ensino de verdade.
É direito do cidadão cobrar isso dos governantes. Simplesmente o Brasil está em penúltimo lugar na educação no ranking mundial e isso é motivo de vergonha. Mas o que fazem? Aceitam o "mais ou menos" com uma passividade que impressiona, desde que tenhamos o carnaval e os trios elétricos nas ruas tudo está bem, isso não é o mais importante agora, não é?
O sistema de saúde dos países ricos é pago, mas é eficiente. Com isso poderíamos dizer: "Ah, mas no Brasil o sistema de saúde é gratuito", como se isso fosse alguma vantagem. Nossos hospitais públicos são pobres e mal equipados e as pessoas esperam muito tempo na fila para terem uma consulta. Isso é um desrespeito ao cidadão, que paga para ter os recursos e é jogado no chão de um corredor quando precisa de uma atendimento médico. Mas o que fazem? Votam nos mesmos políticos corruptos a cada eleição. O que parece é que o brasileiro sofre de amnésia na época das eleições e tornam a votar nos mesmos de sempre, desde que eles prometam que vão continuar distribuindo o bolsa família e todos os outros benefícios que possibilitam muitos a não terem que trabalhar. O brasileiro já foi um povo mais trabalhador. O povo brasileiro reclama da corrupção no país, mas é tão corrupto quanto nossos ilustres políticos quando não devolve o troco a mais que recebeu de uma passagem de ônibus. E ainda dizem que o mundo é dos espertos... O povo tem o governo que merece. Elege os corruptos porque a corrupção está enraizada no coração das pessoas. Felizmente sabemos de muitos que fogem a regra, mas não é a maioria.
Mas o que importa? Eles me roubam e eu os roubo e todo mundo é feliz assim, não é? Eu aceito com passividade o que é errado, todo mundo faz mesmo, não é? Contanto que o Brasil seja hexacampeão, não importa, temos mais quatro anos para comemorar.... ou seria bebemorar? Sim, beber até cair no chão e depois sair por aí matando gente no trânsito. Mas o que importa? O Brasil é o país da impunidade mesmo, não é? Ninguém vai preso mesmo....
Se continuarmos aceitando isso passivamente infelizmente nosso Brasil será o país do futuro, de um futuro bem distante mesmo, pois aceitamos tudo isso com tanta submissão que o Brasil vai ficar no terceiro mundo por muito tempo ainda....
Que meus netos tenham uma mentalidade diferente dessa que hoje vemos nesse país ....

Valentine Cirano

sábado, 1 de dezembro de 2012

Lançamento do primeiro livro infantil

Oi pessoal,
estou com mais uma novidade. Já saiu a capa do meu novo livro, uma aventura infantil que se chama PLANETA ÁGUA.
Essa mais nova aventura é contada por Marcinho, um garotinho de apenas 7 anos de idade e muito, mas muito curioso mesmo. Ele se encanta com os mistérios do planeta que é chamado de Terra mas é 70% coberto por água.
O assunto meio-ambiente é tratado de uma maneira divertida, mas deixando um alerta para conscientizar as novas gerações de que nosso ecossistema é belo, mas ao mesmo tempo frágil.
E então? Ficaram curiosos para saber mais sobre essa linda aventura ecológica? Então aguardem, porque o PLANETA ÁGUA está prestes a chegar nas livrarias.